Esse Grande Colisor de Hádrons, foi criado pelos cientistas do CERN, pra quem não sabe, o CERN é o acronimo frânces da Organização Europeia de Pesquisas Nucleares. Foi fundado em 1954 e tem vinte nações-membro, ele é um dos maiores e mais respeitados centro de pesquisas do mundo, seus laboratórios ficam em Genebra, na Suiça.
O Grande Colisor de Hádrons é um acelerador de partículas e colisor que abriga dois feixes de partículas subatômicas (prótons) e faz com que eles colidam em altíssimos níveis de energia a fim de recriar as condições presentesmlogo após o Big-Bang. O túnel onde é realizada a operação tem 27 km de comprimento e esta enterrado a 180 metros do chão. A energia para produzir essa essa colisão é imensa. Cada feixe de prótons tem um nível de energia de sete trilhões de elétrons-volt, resultando em uma energia total de colisão de catorze trilhões de volts.
Devido a poderosos imãs, os protons viajam pelo anel do colizor a até atingirem 99,99% da velocidade da luz, sendo então forçados a colidir com os prótons do outro feixe.
Os cientistas do CERN esperam que colisões de prótons nessa velocidade e energia simularão o Big Bang e produzirão partículas nunca antes vistas, que poderão assim ser estudadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário