Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Garantias de Segurança dadas pelo CERN

Uma das maiores causas para temores é que embora os pesquisadores do CERN garantam que todas as precauções de segurança foram tomadas, o LHC (Large Hadron Collider) falhou quando foi ligado pela primeira vez. Em 10 de Setembro de 2008, a equipe do LHC tentou fazer circular um feixe ao longo da máquina, mas o sistema foi avariado quando uma conexão magnética defeituosa fez jorrar quase uma tonelada de hélio líquido (o refrigerador do projeto). Esse tipo de falah deixa as pessoas preocupadas quanto à capacidade da equipe de prever e controlar os  experimentos.
Muitos cidadãos preocupados escreveram ou telefonaram para CERN questionando se era sábio ligar o colisor (alguns opositores fanáticos até fizeram ameaças de morte). Assim, o Corpo de Pesquisadores do CERN construiu um comitê para "um estudo completo dos eventos arriscados que possam advir da colisão de íons pesados no LHC".
Concluio-se que o risco de dano ambiental por buracos negros e monopolos são "desprezivelmente pequenos". Tambem concluio-se que seria impossível para o LHC produzir strangelets estáveis capazes de destruir ou absorver matéria. Aqui vai uma lista de cientistas que apoiam o Grande Colisor de Hádrons:
Vitaly Ginzburg - Ganhador do Nobel em física.
Stephen Hawking - Professor de matemática da Universidade de Cambridge.
Prof. Lord Martin Rees - Astrônomo e presidente da Sociedade Real Britânica.
R. Aleskan e os vinte membros do Comitê de Normas Científicas do CERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário